MOOC UNIFEI é uma plataforma de cursos massivos, online, abertos e gratuitos, que oferece uma oportunidade de formação em diferentes áreas do conhecimento. Os cursos são:

• massivos, pois podem ser cursados por um número muito grande de pessoas;

• gratuitos, pois não é preciso pagar para cursá-los;

• online, pois é preciso estar conectado com a internet, já que não há previsão de aulas presenciais;

• abertos, pois qualquer pessoa, esteja no Brasil ou no mundo, pode cursá-los.

Os cursos são autoinstrucionais, de curta duração, sem previsão de início e término para as atividades serem concluídas. 

Nos cursos MOOC UNIFEI, o cursista é o responsável pelo gerenciamento do seu tempo e pelo seu aprendizado.


    Available courses

    Este curso é baseado somente em tutoriais.

    A função dele é que você aluno possa assistir aos tutoriais e tirar suas dúvidas em relação às ferramentas presentes no Moodle Unifei.

    Apresentação: Neste curso, veremos algumas ferramentas  intermediárias do Moodle (recursos/ atividades/ configuração) que podem otimizar as avaliações e tornar as disciplinas/cursos on-line mais dinâmicos e interativos. 

    Carga Horaria: 30 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Luciana Fátima de Araujo Gonçalves Ferreira.

    Bolsistas: Vitor Parejo Romero e Pamella Ribeiro da Silva

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: Professores do ensino superior e educação básica, profissionais de educação e comunidade em geral.

    Módulos: 07 Módulos


    ATENÇÃO: ESTE CURSO AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL. AGUARDE QUE LOGO ANUNCIRAREMOS SEU INÍCIO.

    Apresentação: Neste curso, no formato auto instrucional, são apresentadas algumas ferramentas intermediárias do ambiente Moodle e alguns recursos novos como a Questão Cloze. A maioria das ferramentas é apresentada no seu aspecto instrucional, mas algumas como a Wiki e o Fórum são abordadas, também, em seu aspecto didático-pedagógico enquanto ferramentas colaborativas e avaliativas.

    Carga Horaria: 30 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Luciana Fátima de Araujo Gonçalves Ferreira.

    Bolsistas: Vitor Parejo Romero e Pamella Ribeiro da Silva

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: Professores do ensino superior e educação básica, servidores TAE, profissionais de educação e comunidade em geral.

    Módulos: 06 Módulos


    Apresentação: O curso de Moodle Básico apresentará ferramentas básicas do Moodle 3,11 com o objetivo de capacitar os participantes a utilizarem esse ambiente virtual de aprendizagem para criar disciplinas ou cursos on-line no qual atuarão com o papel de professores.

    Carga Horaria: 30 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Luciana Fátima de Araujo Gonçalves Ferreira, Profa. Alessandra Rodrigues e Prof. Thiago Costa Caetano

    Bolsistas: Vitor Parejo Romero e Pamella Ribeiro da Silva

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: Professores e demais servidores da Unifei, professores da rede básica de ensino e interessados em geral.

    Módulos: 08 Módulos

    Apresentação: O curso Metologias Ativas objetiva mostrar os diferentes tipos de metodologias ativas para aplicação em sala de aula. Nele, são abordadas as práticas de: ensino híbrido; sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; Team based learning (TBL); Instrução entre os pares (Peer-Instruction); Storytelling (Aula como narrativa) e Gamificação.

    Carga Horaria: 30 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Luciana Fátima de Araújo Gonçalves Ferreira

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: Servidores, professores do ensino superior e educação básica, estudantes da Unifei e interessados.

    Módulos: 09 Módulos


    Apresentação: Este curso aborda o planejamento de uma disciplina ou curso na modalidade a distância (utilizando a AVA Moodle) a partir do instrumento Mapa de Atividades.

    Carga Horaria: 04 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Luciana Fátima de Araújo Gonçalves Ferreira 

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas. 

    Público-alvo: Professores do ensino superior e educação básica, profissionais de educação e comunidade em geral. 

    Módulos: 01 Módulo


    Apresentação: Este curso realizado no formato autoinstrucional, tem como temática a Taxonomia de Bloom e objetiva apresentar aos participantes uma introdução a Taxonomia de Bloom e formas de aplicá-la na elaboração de objetivos educacionais e no planejamento de questões ou atividades de um curso ou de uma disciplina.

    Carga Horaria: 10 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Profa. Mariana Feiteiro Cavalari e Prof. Luciano Fernandes Silva

    Bolsistas: Felipe do Quental Assunção e Paulo Junior

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: servidores, professores do ensino superior e educação básica, estudantes da Unifei e interessados.

    Módulos: 02 Módulos



    Apresentação: This course will provide you the framework conceptions and examples of teaching approaches based upon it. We will explore the theory behind the framework and the students will have the opportunity to plan his or her course supported by this knowledge. 

    Carga Horária: 12 horas

    Idioma: Inglês

    Modalidade/Natureza: A distância / Natureza: Auto instrutivo - Área: Formação Continuada de professores do ensino superior 

    Professoras/Conteudistas: Profa. Ana Paula Silva Figueiredo e Prof. João Ricardo Neves da Silva

    Bolsistas Unifei - apoio produçãoAlice Marques Correia, Leonardo Guedes dos Santos, Pamella Ribeiro da Silva

    Público-alvoDocentes do ensino superior

    Procedimentos de ensinoLeituras de artigos e Vídeos. Produção do aluno: resenhas dos artigos, desenvolvimento de um curso/aula com base no TPACK.

    Módulos: 06 Módulos

    Apresentação: Este curso realizado no formato autoinstrucional, traz conteúdos para o aprendizado em relação ao uso pedagógico de fóruns no Moodle e também em outros ambientes virtuais, auxiliando o estudante a responder às questões: Por que usar fóruns em um curso ou disciplina? Quando esta é uma boa estratégia de Ensino? Como usar os fóruns on-line? Como planejar um fórum on-line? Quais são as estratégias para promover diálogos on-line?

    Carga Horaria: 12 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Profa. Juliana Maria Sampaio Furlani e Profa. Denise Pereira de Alcantara Ferraz

    Bolsistas: Paulo André Guimarães Custódio e Frederik Silva Sant'Ana

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: servidores, professores do ensino superior e educação básica, estudantes da Unifei e interessados.

    Módulos: 03 Módulos

    Apresentação: Este curso Capacitação de Tutores destina-se a todos que pretendam atuar como tutores e buscam capacitação, e também a todos os profissionais da área visando uma reciclagem de conteúdos e atualização da qualificação profissional.

    Carga Horaria: 30 horas

    Modalidade/Natureza: Aberto, sem tutoria.

    Professor/Conteudista: Ana Flávia Soares, Daysemara Simone Santana Trindade.

    Bolsistas: Vitor Parejo Romero, Paulo André Guimarães Custódio, Leonardo Guedes dos Santos

    Procedimentos de Ensino: Leituras; Vídeos; Atividades individuais teóricas e práticas.

    Público-alvo: Professores e demais servidores da Unifei, professores da rede básica de ensino e interessados em geral.

    Módulos: 08 módulos